Setembro

DIA 01

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.Provérbios 1.7 Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,  fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.Provérbios 1.5-6 Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.
Josué 1.8b

DIA 02

Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer.  Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer.   O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão  e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras  Provérbios 2.9-12


Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.

Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.  Salmos 1.1-3

DIA 03



O homem que encontra a sabedoria e descobre a verdade é um homem feliz! Provérbios 3.13
 A sabedoria produz muito mais benefícios do que o ouro ou a prata mais finos. Ela vale mais do que pedras preciosas; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem!
·          Uma vida longa e tranquila, riquezas e honras
·          Prazer e paz por onde quer que o homem vá.
A sabedoria é como uma árvore cujos frutos dão vida a quem come; feliz é a pessoa que sempre come esses frutos!
Provérbios 3.14-18






DIA 04

Aprenda a ser sábio! Aprenda a fazer diferença entre o certo e o errado! E nunca se esqueça do que eu lhe ensinei; não se afaste das minhas palavras!

Não imite os maus nem siga os passos dos perversos.

Fuja do caminho dos pecadores; nem se aproxime dele!

Tome cuidado com a mentira e a falsidade; fuja delas!

 Provérbios 4.5,14-15,24

DIA 05

Fuja da prostituta! Nem sequer chegue perto da casa dela!

De que adianta procurar o prazer com as prostitutas e desperdiçar seus carinhos com alguém que não lhe pertence?

Além disso, o Senhor vigia os seus passos com atenção. Ele conhece muito bem seus pensamentos e suas ações. Os pecados do perverso trazem seu próprio castigo; são as cordas que acabam prendendo o pecador. Ele morrerá porque não deu importância aos bons conselhos. A teimosia e desobediência levaram o pecador ao caminho da destruição.

Provérbios 5.8,20-23

DIA 06


A mulher que trai seu marido é ainda pior que a prostituta! Esta exige apenas um pouco de dinheiro mas a mulher que trai o marido deseja destruir a vida do jovem.

Será possível alguém abraçar brasas acesas sem queimar o peito? É possível alguém andar sobre brasas acesas sem queimar os pés?

Da mesma forma, é impossível alguém roubar a mulher de outro homem e não ser castigado pelo seu pecado!

Provérbios  6. 26-29


DIA 07

Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.(Provérbios 7.4-5,26-27)


Advertência contra o ato do adultérioEm todo o capítulo sete de Provérbios, o Espírito Santo através de Salomão aborda as consequências do envolvimento com o adultério. Pois esta prática é abandono da sabedoria e o caminho da morte.


DIA 08

Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta. “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo. O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso. (Provérbios 8.1,4,6-8)


A sabedoria convida todos os homens e mulheres a escolherem seu caminho de vida. A sabedoria está disponível a todos, mas é adquirida somente por aqueles que a amam e que a procuram


DIA 09




Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver. E lembre-se que a sabedoria só traz benefícios; você mesmo tira proveito dela. Se por outro lado, você preferir zombar de mim, sofrerá sozinho as conseqüências. 

 Provérbios 9. 11-12


• Deixem para trás seus amigos loucos, irresponsáveis; assim vocês viverão de verdade. Venham andar pelo caminho da verdade!" 

Provérbios 9. 6


• Corrija e ensine uma pessoa sensata e ela ficará melhor e mais sábia. Ensine o justo e ele será ainda mais honesto e sincero.  


 Provérbios 9. 9




DIA 10

·              A bênção do Senhor é à base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas e preocupações.Provérbios 10.22


·         O homem sábio aceita com alegria as instruções que recebe, mas quem se apressa a dizer "ISSO EU JÁ SEI!" acaba arruinando sua própria vida. Provérbios 10.8


·         Raiva e ódio só produzem brigas e confusão; mas o amor esquece e perdoa todas as ofensas Provérbios 10.12 

DIA 11

Quando as pessoas honestas ABENÇOAM uma cidade, ela se torna importante. Provérbios 11.11a

EM PRIMEIRO LUGAR peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. OREM pelos reis e POR TODOS os outros QUE TÊM AUTORIDADE, PARA QUE possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. 1 Timóteo 2.1-3


Quem são as pessoas que tem autoridades?   Presidente, governadores, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, Juízes….  Orem por essas pessoas, independente se você a elegeu ou não, ali ela está e precisa de sabedoria para BEM fazer o seu trabalho.    AS ABENÇOE!


DIA 12




A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.


Provérbios 12.4


Para que a mulher venha a se tornar virtuosa No livro “Bela aos olhos de Deus”,  Elizabeth George, conselheira e autora aborda, em seu livro, sugestões. Ela apresenta TRÊS DICAS para que a mulher venha a adquirir força em sua mente, nas emoções, no físico e no espírito.


1.  A mulher deve desenvolver a arte de ser tolerante, sempre recorrendo a Deus para que Ele seja o seu auxiliador na arte de perseverar. “Aprenda a ser resignada. A bela e virtuosa mulher de Deus é um exército de virtudes”. É preciso orar ao Senhor todas as vezes que enfrentamos momentos difíceis ou tempos de sofrimento. “Ele fará com que você consiga reunir forças físicas e mentais, além de recursos maravilhosos para jamais ceder, desistir ou parar”. 


2.  Domínio de temperamento, referindo-se à “cabeça quente” e à raiva. Pois conforme as Sagradas Escrituras, a mulher de Deus tem ânimo sereno (Pv 14.30), sabe como esperar (Pv 19.2), não discute (Pv 19.11) e tem domínio próprio (Pv 25.28). Se a mulher é falha num desses aspectos, a melhor maneira de transformar a situação é fazendo uma súplica sincera ao Senhor.


3.  Domínio da língua –  bênçãos e maldições procedem da mesma boca (Tg 3.10). “Nossas palavras podem ´ferir como espada` ou ´trazer a cura` (Pv 12.18). Se quisermos levar o brilho da beleza de Deus para dentro de casa, precisamos pôr em prática provérbios como: “Falar menos” (Pv 10.19); “falar só depois de meditarmos sobre o que vamos dizer” (Pv 15.28); “falar só o que é doce e agradável” (Pv 16.21, 24); “falar só o que é bom e sábio” (Pv 31.26).


Mulher virtuosa, quem a achará? Ela vale mais que pedras preciosas.  Provérbios 31.10


Trabalhar em uma pedra preciosa é difícil. As gemas duras e em estado bruto precisam ser lapidadas. Todos os defeitos, tudo o que é desagradável ao olhar precisa ser retirado. Depois de lapidadas, essas pedras são polidas para ter mais brilho, para que suas cores cintilem e para ter um fulgor reluzente como o de um arco-íris. O brilho da mulher de Deus surge pelo mesmo processo. 

DIA 13



A pessoa que se revolta contra o ensino e a correção acabará pobre e envergonhado; quem dá valor ao ensino e segue as instruções receberá honra. Provérbios 13.18


Obedeça a Palavra de Deus e receberá as recompensas prometidas. Provérbios 13.13b


Conheça as bênçãos prometidas [Saúde, Riqueza e Honra] para os que  Ouvem e Obedecem ao Senhor, está escrito em Deuteronômio 28.1-14

DIA 14

Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar.

Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz. 

Provérbios 14.7-8




DIA 15

As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens. Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos.  

Provérbios 15.2,7

É tolice corrigir quem não está errado. Exemplo, acontece muito em reuniões de empresas, na igreja, o líder reclamar com quem está presente pelos que faltaram. Dizendo: “O povo não quer crescer, por isso faltam... não querem orar... etc..” desestimulando e até magoando os presentes fazendo assim com que os mesmos não queiram mais  participar das reuniões. Mas o líder sábio faz diferente, estimula, espalha o seu conhecimento e atraem cada vez mais ouvintes.

DIA 16




A sabedoria é uma fonte de vida para os sábios, mas os tolos só aprendem tolices.


O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais.  As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde.


Provérbios 16.22-24


 

O coração do homem sábio controla suas palavras e transforma esse homem num ótimo professor e conselheiro.  Palavras amigas são doces como mel - dão animo e criam novas forças. Quantas vezes machucamos ou fomos machucados por palavras ditas sem pensar.

As palavras entram pelos ouvidos e descem ao coração, se forem boas podem até curar, se más podem ferir a alma e até causar feridas no corpo. Coração ferido é uma das maiores causas de câncer. Sabedoria é fonte de vida,  pensar antes de falar é andar em sabedoria. 




DIA 17

Quem vive pensando e dizendo coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça. Provérbios 17.20   Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e ABANDONEM OS SEUS MAUS PENSAMENTOS! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.   O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.  Isaías 55.7-8Só eu conheço os planos que tenho para vocês: PROSPERIDADE e não desgraça e um FUTURO CHEIO DE ESPERANÇA. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. Jeremias 29.11
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Provérbios 4.23   

DIA 18

Você terá de agüentar as conseqüências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. Provérbios 18.20-21 Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos. Nossas palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida. Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca. A boca fala do que o coração está cheio.

Encha-se de coisas boas, leia bons livros que edificam e com certeza você vai falar boas palavras e elas se tornarão realidades na sua vida.
LEIA A BÍBLIA!

DIA 19



  “Quem trata bem aos pobres empresta ao SENHOR, e ele o recompensará” (Provérbios 19.17);




Tudo que chega em nossas mãos vem  das mãos de Deus, e tudo que Ele nos dá é para abençoar.


 “Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre”(Provérbios 22.9);


“Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos pra não vê-los sofrerá muitas maldições” (Provérbios 28.27);

O generoso prosperará, quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:25);

 

COMO É FELIZ AQUELE QUE SE INTERESSA PELO POBRE! O SENHOR O LIVRA EM TEMPO DE ADVERSIDADE  (Salmos 41.1)



DIA 20

A riqueza que é ganha facilmente não faz bem à gente. Provérbios 20.21  

Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, cerca de um terço dos ganhadores de loteria vão à falência apenas alguns anos depois de receberem os primeiros milhões. Eis um caso:Sem nada em quatro anos O maior prêmio já concedido na história pela loteria americana foi de US$ 315 milhões. O ganhador foi Jack Whittaker, em 2002. Jack já tinha uma boa estabilidade financeira trabalhando no ramo da construção civil, mas sua vida deu uma virada ao ganhar o prêmio - para pior. Jack foi preso por dirigir embriagado e ameaçar o dono de um bar, e começou a perder dinheiro. 
Sua mulher pediu o divórcio, sua neta e o namorado morreram de overdose, em parte financiada com a mesada de US$ 2,1 mil que ele dava a ela. Sua filha também morreu por causas desconhecidas. Hoje Whittaker está sem dinheiro e sem família. 

Fonte: http://forum.outerspace.terra.com.br

DIA 21

Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.  O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.

Provérbios 21.5,20 
 Quem planeja e trabalha com dedicação ficará rico; quem quer ficar rico da noite para o dia acaba perdendo o pouco que tem. O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe.

DIA 22

Não aceite ser fiador de ninguém  porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama. Provérbios 22.26-27
Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Provérbios 22.1.

DIA 23

NÃO INVEJE o sucesso dos pecadores; ame e obedeça o Senhor com toda confiança porque Ele lhe dará um futuro alegre e cheio de paz. Você nunca ficará decepcionado confiando no Senhor! Provérbios 23.17-18

A PAZ DE ESPÍRITO dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer. Provérbios 14.30 

DIA 24

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.  Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.  Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.
Provérbios 24.3-5

 A VERDADEIRA RIQUEZA SE CONSEGUE COM SABEDORIA e bom senso;   conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.  Para vencer na vida, a sabedoria vale muito mais que a força bruta e o bom senso muito mais que a valentia. 

DIA 25

Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro.  A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.Provérbios 25.12,11  


 Um bom conselho, dado na hora certa, é tão valioso quanto uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro. Para quem sabe ouvir e colocar em prática, uma crítica sincera é valiosa como uma jóia de ouro puro. Nunca vá para a batalha sem pedir conselhos a vários HOMENS SÁBIOS; bons conselheiros sempre nos ajudam a vencer.

DIA 26

Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra. Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.
Provérbios 26.1,8


A HONRA NÃO COMBINA com o homem irresponsável da mesma maneira que a neve não combina com o verão e a chuva forte não combina com a época da colheita. Dar honra a uma pessoa irresponsável é como jogar pedras preciosas no lixo.

DIA 27

O  valor da prata e do ouro pode ser testado pelo fogo; o valor do homem é demonstrado pela espécie de elogios que ele recebe.  Não faça elogios a si mesmo; deixe isso por conta de outras pessoas. Provérbios 27.21,2

DIA 28

Quem é honesto tem segurança, mas quem é desonesto logo fracassa. A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. Quem engana uma pessoa honesta e a leva a fazer o mal cairá na sua própria armadilha; mas quem é correto será bem recompensado.Provérbios 28,18,20,10 

HONESTO é Pessoa que age corretamente, mesmo contrariando os seus interesses; que age com escrúpulos, com decência, com honradez; que é capaz de ser leal com outrem mesmo sem estar sendo vigiado.

DIA 29

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz.
Provérbios 29.12

DIA 30

Há quatro coisas misteriosas que eu não consigo entender:1.     a águia voando no céu;
2.     a cobra se arrastando nas pedras;
3.     o navio que encontra o seu caminho no mar; e
4.     o amor entre um homem e uma mulher.
Provérbios 30.18-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário