Abril

 



DIA 01

Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.
Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.
Provérbios 1.5-6,32-33


DIA 02

É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer.  O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão. Provérbios 2.6,9-11

Fique  longe das pessoas que:

  • vivem dizendo mentiras;

  • abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado;

  • têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado;

  • são desonestas, em quem não se pode confiar.

 DIA 03

Meu filho, guarde consigo a SENSATEZ e o EQUILIBRIO, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.  Então você:

  • seguirá o seu caminho em segurança, e não tropeçará;

  • quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo;

  • Não terá medo da calamidade repentina nem da ruína que atinge os ímpios.

Pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha.

Provérbios 3:21-26

Uma pessoa sensata é  aquela  que sabe pensar antes de agir,  sem agredir ou ofender outras pessoas. A pessoa equilibrada é aquela que tudo o que faz é para aumentar o seu bem estar, da sua família e sempre cuidadosa para não prejudicar os outros, firmada na palavra sem esquecer   que Jesus disse: "Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". Mateus 7:12

 DIA 04

Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras.  Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as.    Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.
Provérbios 4.20-22

  •  Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.

  •  Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.

DIA 05

Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão:

  • Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte.

  • Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!

Provérbios 5.1,3,5,15,18,19

DIA 06

Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar:
1. o olhar orgulhoso;
2. a língua mentirosa;
3. mãos que matam gente inocente;
4. a mente que faz planos perversos;
5. pés que se apressam para fazer o mal;
6. a testemunha falsa que diz mentiras;
7. a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Provérbios 6.16-19

DIA 07

Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.
Provérbios 7.4-5,27

 DIA 08

“Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo. Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.”

Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.

“Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha. Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça, dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.”
Provérbios 8.11-13,17

DIA 09

Para ser SÁBIO, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.
A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.
Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as conseqüências.
“Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.”
Provérbios 9.10-12,5-6

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 
João 6.54

DIA 10

As PESSOAS DIREITAS estarão sempre em segurança, porém os maus não terão onde morar.Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros.
As pessoas honestas dizem coisas sábias; quem diz coisas perversas recebe um terrível castigo. A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada.
A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la.
Provérbios 10.30-32,9,22

 DIA 11 

As pessoas direitas são guiadas pela HONESTIDADE. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça. A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça. A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância.

No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte.

Provérbios 11.3,5-6,4

DIA 12

 Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça.

Provérbios 12.14,17

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17

DIA 13

Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida; eles ajudam a evitar as armadilhas da morte. Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.

Provérbios 13.14,20

 DIA 14

Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar. Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz.               Provérbios 14.7-8


Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo. Os tolos recebem o que a sua tolice merece, mas os ajuizados são recompensados com o conhecimento
Os sábios são recompensados com riquezas, mas a recompensa do tolo são as suas próprias tolices.
A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo.
Provérbios 10.17-18,24,29

DIA 15

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva. As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens. As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente.
Quem teme o SENHOR está aprendendo a ser sábio.
Provérbios 15.1-2,4,33a

DIA 16

O SENHOR fez os pesos e as medidas; por isso quer que sejam usados com honestidade. Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória.Provérbios 16.11,31

Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz. Provérbios 16.20

DIA 17

Há duas coisas que o SENHOR Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente. Os juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças.
Provérbios 17.15,23

DIA 18

O trabalhador relaxado é companheiro daquele que desperdiça.
Provérbios 18.9

DIA 19

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio. Quem teme o SENHOR terá uma vida longa, feliz e tranquila.
Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.
Provérbios 19.8,20,23,27

DIA 20

Não seja vingativo; confie em Deus, o SENHOR, e ele fará justiça por você. Provérbios 20.22

DIA 21

Uma pessoa inteligente pode conquistar uma cidade defendida por homens fortes e destruir as muralhas em que eles confiavam.  Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.Provérbios 21.22,5 A inteligência é mais importante do que a “força”. Quando se planeja bem usando a inteligência o sucesso é inevitável. 

DIA 22

Preste atenção, e eu lhe ensinarei o que os sábios disseram. Estude os seus ensinamentos, e será um prazer para você lembrar deles e recitá-los. Provérbios 22.17-18

 

  •    Não tire vantagem do pobre só porque ele é pobre, nem se aproveite daqueles que não tiverem quem os defenda no tribunal. Pois o SENHOR defenderá a causa deles e ameaçará a vida de quem os ameaçar. Provérbios 22.22-23
  •       Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas;  você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. Provérbios 22.24-25 
  •      Não aceite ser fiador de ninguém  porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama. Provérbios 22.26-27


 DIA 23

Meu filho, se você se tornar sábio, eu ficarei muito feliz. Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria. Provérbios 23.15-16 Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.Provérbios 23.19-21


Quando você for jantar com alguém importante, não esqueça quem ele é. Se você é guloso, controle-se. Provérbios 23.1-2

DIA 24

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.  Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor. 

Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida.

Provérbios 24.3-4,27


PRUDÊNCIA é Virtude regida pela razão em que o homem faz escolhas agindo sabiamente tendo em vista  o bem comum de todos.

O homem  prudente é: cauteloso, responsável, ponderado, pensa antes de agir, usa de bom senso em todas as ocasiões, é diligente.   

 DIA 25

Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro. Provérbios 25.12 ·          Não coma mel demais, pois você pode vomitar. Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. Provérbios 25.16-17
 ·         
Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o SENHOR Deus recompensará você. Provérbios 25.21-22

 DIA 26

A maldição não cai sobre quem não merece; ela é como um passarinho que voa sem rumo. Provérbios 26.2

Antes de Jesus vir, o povo de Deus vivia sob a lei que foi dada por Deus para Moisés... A lei mostrava as atitudes certas e erradas, e mostrava que os que praticavam o certo estavam escolhendo a vida e aqueles que praticavam o errado escolhiam a morte.

Maldição é consequência de atitudes erradas, sempre chegará mais cedo ou mais tarde após atitudes erradas. Assim como os passarinhos voam sem rumo e pousa somente onde acha um lugar, a maldição entra aonde  foi aberto uma porta para ela.

Hoje estamos em outro período, a Graça de Deus,  mas todas as atitudes  produzem consequências  boas ou ruins, exemplo: Gastar além do que se ganha acarreta em preocupações para saldar dívidas e o não pagamento no tempo hábil poderá  ter o nome escrito no  SPC ou SERASA, isto não é bom.

Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.  Amem o SENHOR, nosso Deus, obedeçam ao que ele manda e fiquem ligados com ele. Deuteronômio 30.19-20a

 DIA 27

Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado. Provérbios 27.18


você pensa: "Tratar bem meu patrão, meu chefe. Ah! O que os outros vão falar? Tá bajulando bem pensando que vai ser promovido."

Tratar bem o seu patrão, chefe... é uma instrução do SENHOR, e não importa se o patrão, chefe,  é bom, ruim, chato ou legal. A obediência a todas as instruções de Deus gera bênção e esta em especial,  já mostra que há recompensa.Quem vai recompensar? Eu não sei quem é a pessoa que vai ser usada por Deus,  mas pela palavra há certeza de você será recompensado. Trate Bem o Seu Patrão. 

DIA 28

Deus é bom! Ele criou todas as coisas para depois criar o homem. A riqueza da terra é para benefício do homem, Deus tem prazer em ver todos os homens gozando a vida abundante que foi providenciada por Jesus Cristo na cruz do calvário. Ele adverte na sua palavra:

Quem é honesto tem segurança, mas quem é desonesto logo fracassa. A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza está chegando.   Provérbios 28.18,20,22

DIA 29

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz. Provérbios 29.18  

A pessoa correta se interessa pelos direitos dos pobres, porém os maus não se importam com essas coisas. As autoridades que defendem o direito dos pobres governam por muito tempo. Provérbios 29.7,14  

Significado de Pobre -  Desprovido ou mal provido do necessário. Estéril, que produz pouco. Desgraçado, que inspira piedade: um pobre homem.  Pessoa que vive em estado de necessidade.

Sinônimos de Pobre -  mendigo, pedinte

 DIA 30

Tudo o que Deus diz é verdade. Ele é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção. Provérbios 30.5 
  • ·          Nunca declare que Deus disse alguma coisa que, de fato, ele não disse; se você fizer isso, ele o corrigirá e mostrará que você é mentiroso.
  • ·          Nunca fale mal de um empregado ao patrão dele para que você não seja amaldiçoado, nem sofra por isso.
  • ·          Se você tem sido bastante tolo para ser orgulhoso e planejar o mal, então pare e pense: bater o leite dá manteiga; pancada no nariz faz sair sangue; provocar a raiva dá briga.
Provérbios 30.6,10,32-33 


 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário