Junho


DIA 01

Estes são os provérbios e ditados de Salomão, rei de Israel, filho de Davi. Ele escreveu estas palavras para ensinar seu povo a viver com sabedoria, enfrentando cada situação da maneira certa. Quis comunicar ao seu povo a forma de viver justa, correta e inteligentemente.

"Quero transformar as pessoas de coração aberto em verdadeiros sábios!", disse ele, "e mostrar aos jovens como enfrentar e vencer os problemas da vida."

O homem sábio que ouvir com atenção estas palavras se tornará ainda mais sábio; o homem experiente será capaz de entender e resolver problemas complicados.

Mas como é que um homem se torna sábio? Em primeiro lugar, respeitando e obedecendo ao Senhor.

Provérbios 1:1-7a


DIA 02


É o Senhor Quem dá a sabedoria. Da Sua boca vem a compreensão e a verdade. Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração.

Ele separou o caminho da sabedoria para os justos; Ele mesmo protege e guarda o caminho por onde os justos devem andar.

Provérbios 2:6-8

 


DIA 03


Nunca deixe de ser uma pessoa sincera e bondosa; faça disso uma regra de vida, grave isso em seu coração.

Assim, você será respeitado pelos homens e Deus lhe mostrará o Seu grande amor.

Provérbios 3:3-4


DIA 04


Aprenda a ser sábio! Aprenda a fazer diferença entre o certo e o errado! E nunca se esqueça do que eu lhe ensinei; não se afaste das minhas palavras!

Nunca deixe a sabedoria de lado e ela cuidará de você; ame a sabedoria e ela o protegerá. E para começar a ser sábio basta ter uma forte determinação, uma vontade firme de conseguir a sabedoria a qualquer preço. Dê a ela o devido valor, agarre-se a ela e a sabedoria o cobrirá de honras. Dará a você uma valiosa coroa, admiração e respeito.

Provérbios 4:5-9


DIA 05


Meu filho, ouça os meus conselhos sábios! Escute com atenção a voz da experiência!

Saiba que as prostitutas usam palavras doces e suaves para atrair os jovens. Mas, depois de tudo, o que sobra para você é a vergonha amarga e uma consciência pesada, que fere como uma espada aguda e bem afiada. Quem anda atrás de prostitutas caminha diretamente para o inferno.

Beba água do seu próprio poço, meu filho - seja fiel e leal para com sua esposa!

Use bem essa bênção que você recebeu, a capacidade sexual. Aproveite o prazer que ela pode lhe dar através do amor de sua esposa. Ela deve ser sempre para você a mulher mais bela e encantadora! Os abraços e carinhos de sua esposa devem ser o seu prazer, a sua satisfação total!

Provérbios 5:1,3-5,15,18-19



DIA 06

Vou descrever para vocês um homem vazio, inútil, um homem que não presta para nada. Suas palavras são mentirosas mas ele demonstra suas verdadeiras intenções com gestos das mãos, movimentos dos pés e piscadelas com os olhos. Seu coração está cheio de maldade; ele passa o tempo todo imaginando novas maneiras de fazer o mal e espalhando ódio entre outras pessoas. Por isso, ele será castigado de repente; será destruído e não haverá remédio para ele.


Porque há seis coisas que o Senhor odeia e uma última, que Ele simplesmente detesta; aqui estão elas:


1-     Um olhar que demonstra orgulho no coração;


2-     mentira;


3-     violência;


4-     assassinatos;


5-     uma mente que só pensa em fazer maldade;


6-     mentira planejada para prejudicar alguém e


7-     espalhar o ódio entre irmãos e amigos.


Provérbios 6:12-17


DIA 07

Ame a sabedoria como a uma namorada; ame a sabedoria como a uma parente muito chegada. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.
Não saiam do bom caminho para ir atrás desse tipo de mulher; não fiquem pensando nela nem se aproximem dos lugares que ela frequenta porque ela já destruiu a vida de muitos jovens; muitos já perderam a vida por causa dela. A casa onde ela recebe seus amantes é o caminho mais curto para a morte e o reino dos mortos.
Provérbios 7:4-5,25-27

DIA 08



Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem.

Por exemplo, respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal. Por isso, eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira.

O bom senso e a verdadeira compreensão da vida me pertencem. Eu possuo a verdadeira força.

Eu amo a todos os que me amam; quem me procura sempre me encontra. Eu possuo riquezas, honra e justiça sem fim para distribuir aos homens.

Provérbios 8:12-14,17-18

DIA 09

A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida.  Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver.

Provérbios 9:10-11

DIA 10


O homem sábio aceita com alegria as instruções que recebe, mas quem se apressa a dizer "Isso eu já sei!" acaba arruinando sua própria vida. Quem aceita conselhos e instruções está andando no caminho da vida, mas quem recusa a correção está perdido.
O homem que obedece ao Senhor aumenta a duração de sua vida, mas quem desobedece as leis de Deus terá uma vida curta e infeliz.
Provérbios 10:8,17,27

DIA 11

Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo.
Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros. Se você confiar no seu dinheiro sua vida será um fracasso! Confia em Deus e sua vida será bela e vibrante como uma árvore a crescer.Provérbios 11:24-25,28

DIA 12

As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.
Provérbios 12:25

Não fiquem preocupados, perguntando [DIZENDO, FALANDO..]: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
Mateus 6.31-33

Na hora em que a preocupação lhe aparecer  fale da grandeza de Deus, que Ele é o seu Pastor e nada lhe faltará, que Jesus carregou sobre si  todas as suas dores … que você e sua família são propriedades exclusivas do SENHOR. Quem fala a verdade manifesta a Justiça.

DIA 13

Os planos que se realizam trazem grande alegria ao coração. Provérbios 13:19a

Um sonho que nunca se torna realidade acaba enchendo o coração de tristeza mas quando nossos planos se cumprem à vida ganha maior alegria e significado. O preguiçoso sonha e sonha mas nunca consegue nada; por outro lado, a pessoa esforçada e trabalhadora realiza todos os seus sonhos.

Provérbios 13:12,4

DIA 14

A MULHER SÁBIA faz do seu lar um paraíso mas a mulher tola, sozinha, estraga a vida de sua família.
Provérbios 14:1

DIA 15

O Senhor vê tudo que acontece em toda parte; Ele observa o comportamento dos bons e dos maus.
O Senhor sabe muito bem o que se passa no fundo dos mares e o que acontece no reino dos mortos. Imaginem como Ele conhece bem os nossos corações!
Provérbios 15:3,11

DIA 16

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções.
Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.Provérbios 16:1-3

DIA 17

O calor e o fogo purificam a prata e o ouro mas só Deus purifica os corações.Provérbios 17:3

O coração do homem é purificado quando este escuta a palavra de Deus, descobre pela palavra que precisa mudar as direções de sua vida e muda suas atitudes.” Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês.” Romanos 12:2


DIA 18


A sabedoria do homem é como um poço bem fundo mas a sabedoria de Deus é um rio que corre sem nunca parar.
A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e seu ouvido aberto para ouvir novas idéias.
Provérbios 18:4,15


A sabedoria do homem mesmo sendo um poço fundo, este pode secar mas a  sabedoria de Deus é inesgotável.
“Se vocês forem sábios, vivam uma vida de constante bondade, para que dela emanem somente as boas ações. E se vocês não fizerem alarde a respeito delas, então serão verdadeiramente sábios!”
Tiago 3:13

DIA 19

Dê a seu filho o castigo necessário enquanto ele é criança e ainda há esperança de corrigir a desobediência. Deixar de castigar é o mesmo que condenar seu filho a uma vida infeliz.
A obediência e o respeito ao Senhor produzem uma vida feliz; dão satisfação e segurança ao homem.
Provérbios 19:18,23


DIA 20


O homem justo obedece a Deus de todo o coração e isso traz felicidade para sua família.
O Senhor detesta a desonestidade e a mentira. Não seja preguiçoso e dorminhoco senão acabará ficando pobre; acorde, trabalhe, e sempre terá o necessário para viver.
Provérbios 20:7,10,13

DIA 21

Quem se esforça sinceramente para obedecer a Deus e amar o seu próximo, receberá uma vida feliz, será considerado justo por Deus e honrado pelos homens.Provérbios 21:21

Um mestre da Lei ...  perguntou: — Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?

Jesus respondeu: — É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. AME O SENHOR, SEU DEUS, COM TODO O CORAÇÃO, COM TODA A ALMA, COM TODA A MENTE E COM TODAS AS FORÇAS. E o segundo mais importante é este: “AME OS OUTROS COMO VOCÊ AMA A VOCÊ MESMO.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.Marcos 12:28-31

DIA 22 

Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.Provérbios 22:24-25

Não se torne amigo do homem violento e brigão senão você acabará se tornando igual a ele e será castigado da mesma maneira.

DIA 23

Ser rico não é a coisa mais importante do mundo; por isso, não use todo o seu tempo e toda a sua inteligência para ganhar dinheiro. Para que se dedicar tanto às riquezas? Elas desaparecem num instante, como um pássaro que voa para longe.
Provérbios 23:4-5

 “Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida e roupa suficientes. Não sejam como os pagãos! Pois eles se orgulham dessas coisas todas, e estão muitíssimos interessados nelas. Mas o Pai celeste, que vocês têm, já sabe muito bem que vocês precisam delas” “E Ele as dará a vocês, se O colocarem no primeiro lugar de suas vidas”.

Mateus 6:31-33

DIA 24

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma. Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor. Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.
Provérbios 24:3-5

A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita. Para vencer na vida, a sabedoria vale muito mais que a força bruta e o bom senso muito mais que a valentia.

DIA 25

A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata. Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro.

Provérbios 25:11-12

Um bom conselho, dado na hora certa, é tão valioso quanto uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro. PARA QUEM SABE OUVIR E COLOCAR EM PRÁTICA, este conselho é tão valioso como uma jóia de ouro puro.

DIA 26

Quem prepara armadilhas para outras pessoas acabará caindo nelas. Quem empurra uma pedra pesada para destruir outra pessoa será esmagado por essa mesma pedra.Provérbios 26:27

DIA 27

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.  Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto do que um irmão longe.
Provérbios 27:9-10

O conselho que o amigo dá de coração é agradável como um perfume suave. Não despreze seus amigos nem os amigos de seu pai. Uma boa amizade vale muito nas horas difíceis; se você tem um bom amigo próximo de você, não precisará depender de parentes distantes.

DIA 28


Quem teme o SENHOR é feliz, mas quem se revolta contra ele cairá na desgraça. Quem confia em si mesmo é tolo, mas quem segue os ensinamentos dos sábios terá segurança.
Provérbios 28:14,26 
Quem vive diariamente obedecendo ao Senhor será muito feliz; quem prefere fazer sua própria vontade viverá cercado de problemas. Quem obedece ao Senhor de todo o coração será salvo das dificuldades da vida, mas quem se afasta dos caminhos de Deus será derrubado pelos problemas. Quem confia em si mesmo é um louco!
Sábio é quem confia no Senhor; esse será salvo de todas as dificuldades.

DIA 29

Quando não se pode contar ao povo os mandamentos de Deus, a sociedade vai de mal a pior; quando o povo obedece a lei de Deus, o país progride e vive feliz.

Provérbios 29:18

DIA 30

Há quatro animais pequenos que ensinam sabedoria ao homem mais inteligente:

FORMIGAS, tão pequenas, que sabem guardar comida para o inverno;

COELHOS, tão fracos, que fazem sua toca no meio das pedras para se protegerem;

GAFANHOTOS, que não têm líder mas voam juntos, em grandes bandos;

LAGARTIXAS, que podemos matar com as mãos e, no entanto, vivem até nos palácios dos reis.

Provérbios 30:24-28

1. Seja sábio como as formigas, se planeje, poupe, trabalhe, descanse na hora da crise.

2. Seja sábio como o coelho selvagem, seja prudente, proteja seu lar e viva com segurança e estabilidade.

3. Seja sábio como os gafanhotos, trabalhe em grupo, tome iniciativa e alcance grandes expectativas.

4. Seja sábio como as lagartixas, sendo útil e discreto e chegue aos melhores lugares da vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário