Dezembro


DIA 01


Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?   Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Provérbios 1.22-23


"Gente vazia e indecisa, até quando vocês vão viver como tolos? E vocês, que zombam e fazem pouco caso de Mim, até quando continuarão fazendo isso, até quando vão preferir a ilusão à verdade?
Ouçam o que digo, pois quero corrigir seus erros! Derramarei o Meu espírito sobre vocês e lhes mostrarei Meu plano para suas vidas.




DIA 02

JOVEM,
SE VOCÊ tomar posse das minhas palavras e guardar os meus mandamentos em seu coração
·  Terá ouvidos capazes de perceber a verdadeira sabedoria e um coração pronto a receber a verdade.

SE VOCÊ pedir inteligência e compreensão a Deus, se procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou uma grande fortuna em dinheiro

·              Você certamente vai encontrar.

Saberá enfim o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus.  É o Senhor Quem dá a sabedoria.  Da Sua boca vem a compreensão e a verdade.  Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração.

Provérbios 2.1-7

DIA 03

A SABEDORIA produz muito mais benefícios do que o ouro ou a prata mais finos. Ela vale mais do que pedras preciosas; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem!
·        Uma vida longa e tranquila,
·        Riquezas e honras  Prazer e
·        Paz por onde quer que o homem vá.
Provérbios 3.5,14-17
Mas como é que um homem se torna sábio? Em primeiro lugar, respeitando e obedecendo ao Senhor. Somente os tolos se recusam a ser ensinados e desprezam a sabedoria.


DIA 04

Meu filho, ouça e COLOQUE EM PRÁTICA os meus conselhos! Assim, você terá uma vida longa e feliz.·        

Tome cuidado com a mentira e a falsidade. Fuja delas!·         

Olhe sempre para frente, sem olhar para os lados. Pense bem           antes de dar qualquer passo e andará sempre pelo caminho             do bem. 

Não se desvie nem para a direita nem para a                           esquerda! Não ande pelo caminho do mal!

Provérbios 4.10,24-27

DIA 05

Beba água do seu próprio poço, meu filho - seja fiel e leal para com sua esposa!

Use bem essa bênção que você recebeu, a capacidade sexual. Aproveite o prazer que ela pode lhe dar através do amor de sua esposa.    Ela deve ser sempre para você a mulher mais bela e encantadora! Os abraços e carinhos de sua esposa devem ser o seu prazer, a sua satisfação total!

Provérbios 5.15,18-19

DIA 06

Jovem, obedeça sempre a seu pai; nunca deixe de seguir os conselhos de sua mãe.Grave as ordens de seus pais em seu coração; tenha-as sempre diante de você  e elas servirão de guia para os seus passos; elas lhe darão um sono tranquilo e a cada novo dia servirão de professor para lhe ensinar o que é certo. Provérbios 6.20-22

DIA 07

MEU FILHO,  SIGA os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções.  Obedeça as minhas ordens e você viverá feliz; dê à minha lei o mesmo valor que você dá aos seus olhos. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.
Provérbios 7.1-2,5

DIA 08

Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem.

Por exemplo, respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal. Por isso, eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira.

Provérbios 8.12-13

DIA 09

A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida. Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver.  E lembre-se que a sabedoria só traz benefícios; você mesmo tira proveito dela. Se por outro lado, você preferir zombar de mim, sofrerá sozinho as conseqüências. 

Provérbios 9.10-12

DIA 10

O coração cheio de ódio produz uma boca mentirosa; a falta de juizo transforma o homem num falador e mexeriqueiro.  Quem fala demais sempre fala o que não deve; o homem sábio e ajuizado consegue controlar suas palavras.

Provérbios 10.18-19


DIA 11


Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo.   Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros. Provérbios 11.24-25


DIA 12


Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade.NADA DE RUIM ACONTECE com os homens honestos, porém os maus só encontram dificuldades.

Provérbios 12.20-21

DIA 13

Um sonho que nunca se torna realidade acaba enchendo o coração de tristeza mas quando nossos planos se cumprem à vida ganha maior alegria e significado.  Os planos que se realizam trazem grande alegria ao coração. Por isso, os perversos nunca querem deixar de lado seus planos malvados.Provérbios 13.12,19 
“Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso.” Provérbios 3.6

DIA 14


Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz.  Quem persegue os pobres insulta a Deus, que os fez, mas quem é bom para eles honra a Deus.Provérbios 14.21,31


DIA 15




A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.  As pessoas corretas pensam antes de responder; as pessoas más respondem logo, porém as suas palavras causam problemas.


Provérbios 15.1,28




DIA 16




O SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.  O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.         Provérbios 16.5,18


O Senhor detesta o orgulho no coração do homem; todos os orgulhosos serão castigados. A desgraça está um passo depois do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda.


DIA 17

Depois de começar uma briga é quase impossível sair dela; por isso, procure fazer as pazes antes que a briga comece.                                                            Provérbios 17.14

DIA 18

O tolo é aquela pessoa que está sempre pronta a entrar numa briga; além disso, ele sempre provoca brigas com suas palavras.  Sim, as palavras do tolo acabam destruindo sua vida; ele arma armadilhas contra si mesmo com o que fala.Provérbios 18.6-7

DIA 19

Quem ajuda os pobres, empresta a Deus e Ele pagará o empréstimo: com juros.Provérbios 19.17

DIA 20

Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio. Provérbios 20.1


O vinho perturba o homem e dá uma falsa coragem. Como são loucos os homens que se entregam à bebida e acabam dominados por ela!

DIA 21

Para Deus é muito mais importante obedecer as Suas leis e viver honestamente, do que oferecer sacrifícios e fazer ofertas a Ele. Quem se esforça sinceramente para obedecer a Deus e amar o seu próximo, receberá uma vida feliz, será considerado justo por Deus e honrado pelos homens.                                                             Provérbios 21.3,21

DIA 22

Preste atenção, e eu lhe ensinarei o que os sábios disseram. Estude os seus ensinamentos,  e será um prazer para VOCÊ LEMBRAR deles E RECITÁ-LOS.Provérbios 22.17-18 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. Josué 1.8

DIA 23

Meu filho, ouça meus conselhos e tenha juízo; ande sempre pelo caminho do Senhor.  Não se meta com pessoas que só pensam em comer e, beber.  Eles esbanjam seu dinheiro nas farras e acabam na pobreza; bebem demais, caem no sono, não trabalham; e acabam a vida como mendigos.


Provérbios 23.19-21


DIA 24

A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.
Provérbios 24.3-4 Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.  Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.


DIA 25

Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe um pouco de água.  Assim, ele ficará arrependido do mal que fez a você; além disso, o Senhor dará a você a recompensa.Provérbios 25.21-22

DIA 26

O homem brigão e implicante provoca discussões e brigas como um fósforo começa uma fogueira.  Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.
Provérbios 26.21,20

DIA 27

Não despreze seus amigos nem os amigos de seu pai. Uma boa amizade vale muito nas horas difíceis; se você tem um bom amigo próximo de você, não precisará depender de parentes distantes.Provérbios 27.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário