Fevereiro


Dia 01

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência. (Provérbios 1.8-9)

Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.  Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é:  “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” (Efésios 6.1-3)

Dia 02

O SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade. (Provérbios 2.6-7)


Dia 03

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. (Provérbios 3.1-2)

Benefícios Práticos da Sabedoria. Dentre eles está a falta de ansiedade, que traz paz à alma, e a boa saúde física.

Dia 04

Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.  Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.   Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4.20-23)

O coração é um termo neste versículo que abrange mente, emoções e vontade. A decisão é tomada no íntimo,  mas logo é demonstrada por atos. Guardar o coração envolve o que  pensa, o que  fala e o que vê.  O pensamento errado, leva  a falar errado e consequentemente a agir de forma errada.
O conselho do SENHOR para guardar o coração traz o benefício de ter bons pensamentos que produzem otimismo e confiança para agir de forma correta e assim obter o sucesso.

Dia 05

Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas.
Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento.  Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte.
Essa mulher não anda na estrada da vida; ela caminha sem rumo, mas não sabe disso. (Provérbios 5.1-6)

Dia 06

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!  Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,  mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.
Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?
Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.”  Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Provérbios 6.6-11)

Os provérbios ensinam que para obter sucesso devemos ser diligentes. Este texto orienta a observar a natureza  e dela tirar lições valiosas como o exemplo das formigas que trabalham de forma organizadas para suprir suas necessidades.

Dia 07

Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos. Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração. Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.
Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.(Provérbios 7.2-5,26-27)

A intimidade sexual é um presente especial de Deus para expressar a profunda união física e espiritual entre marido e esposa e, também, é considerada como selo de Deus no casamento. Assim Deus espera que levemos a sério as salvaguardas que ele estabeleceu para essa união intima e exclusiva.

Dia 08

Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro. “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo. Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.”
Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.  Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. (Provérbios 8.10-14)

A SABEDORIA nos dá  Leis de Conduta. Quem aprende usar essas leis em sua jornada de vida alcançará um nível de  felicidade, satisfação, propósito e sucesso que para outras pessoas só é possível em sonhos.

Dia 09

O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. (provérbios 9.7-9)

O sábio aceita a repreensão, aprende com ela e torna-se ainda mais sábio. O escarnecedor jamais aceitará a correção. Portanto, não pode crescer nem mudar.

Dia 10

O SENHOR Deus não deixa que os bons passem fome; A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.  (Provérbios 10.3a,22)

Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. (Tiago 1.17)

Dia 11

Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando.   Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado. (Provérbio 11.17,25)

E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso.   Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês. (Lucas 6.33,38)

Dia 12

Os maus são apanhados na armadilha das suas próprias palavras, mas os homens direitos conseguem sair das dificuldades.  Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer.  O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. (Provérbios 12.13-15)

As palavras, como as atitudes, produzem frutos. As palavras podem gerar satisfação, quando são sábias, ou desgraças quando não o são. Palavras perversas podem destruir o homem ou a mulher.

Dia 13

Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. (Provérbios 13.20)

Nós nos tornamos sábios quando nos associamos com pessoas sábias, sejam pessoas do mesmo nível ou sejam nossos mestres. Por outro lado, associar-se com pessoas insensatas é destruir a si mesmo.

Dia 14

Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz.  Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. (Provérbios 14.8,12)

 A ilustração é a de uma viagem na qual o viajante imagina estar no caminho certo, que o levará ao objetivo almejado de sucesso e felicidade. O pecado, muitas vezes, esconde seu caráter verdadeiro e encobre o seu amargo fim. A sabedoria humana, aquele em que o indivíduo decide que é certo sem importar com Deus, é insensatez, é o caminho da morte. O caminho da vida é a obediência submissa à vontade do Senhor. Esta é a verdadeira sabedoria.

Dia 15

O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil. (Provérbios 15.19)

Preguiça gera mais preguiça. A preguiça começa em uma área da vida e pode se espalhar para outras áreas. Quanto mais  FALAR da dificuldade de fazer algo, maior ela se tornará, até virar um hábito. A preguiça cria obstáculo para o sucesso pessoal.
Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Provérbios 6.9-11)
O ser humano foi criado por Deus para ter sucesso.  LEVANTE-SE! AVANCE! E suas oportunidades se multiplicarão!

Dia 16

Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros. A sabedoria é uma fonte de vida para os sábios, mas os tolos só aprendem tolices.
O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais. As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde. (Provérbios 16.21-24)

As características do discurso do indivíduo sábio de coração são descritas aqui. As palavras da pessoa sábia são agradáveis, prudentes, doçura para a alma; elas curam e encorajam. Em contraste o tolo dispara palavras malignas, que queimam como fogo; provocam  discórdia e divisão, porque são perversas.

Dia 17

Quem vive pensando e dizendo coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. (Provérbios 17.20,22)

A alegria ou tristeza chega na hora que a pessoa pensa em algo; a felicidade é um ato dependente da vontade humana, Sorria! O sorriso é um meio que  Deus nos deu para trocar de marcha e  colocar a alegria no dia-a-dia para curar as enfermidades e o tédio da vida.

Dia 18

O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões. Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.  É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades. (Provérbios 18.2,13,19)

A comunicação é uma troca de ideias que fortalece ou destrói os relacionamentos. A bíblia nos ensina que devemos “controlar a língua” e também que devemos ser “prontos para ouvir e tardio pra falar”. A obediência a estas instruções trará  benefícios: 1. Não se passar como tolo; 2. Não ser envergonhado ao antecipar na resposta e dizer o que não seria necessário; 3. Manter as amizades.

Dia 19

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe. (Provérbios 19.8,27)

Devemos ter a humildade para reconhecer que não sabemos tudo e sempre buscar o conhecimento. E sempre lembrar que a recompensa da humildade é riqueza, prestígio e vida longa.

Dia 20

O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!  (Provérbios 20:7)

O homem justo  é correto nos seus negócios, é trabalhador, fala a verdade, é amoroso, é um bom amigo; é visto pelos filhos como pessoa irrepreensível, como o os  filhos   fazem do pai um modelo, o  segue. Os filhos aprendem com os pais pelo exemplo, praticam os mesmos atos dos pais e assim será impossível não serem felizes!
Jesus lhes deu esta resposta: "Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. (João 5:19)

Dia 21

Quem segue a justiça e a bondade encontra a vida, justiça e honra. (Provérbios 21.21)   


Toda pessoa quer vida longa; não quer sofrer injustiças – quer ser honrada; e não quer  ter falta de nada. Isso é muito bom, isso é correto! Mas o que é necessário para ter essa vida?  Ouvir e obedecer o que o SENHOR nos ensina na sua palavra: Temer ao SENHOR, ser bondoso,  ser  honesto, ser humilde, ou seja, não ser  orgulhoso -  “eu sou o tal” .  Quem assim vive o seu dia a dia, terá o galardão das mãos do SENHOR, na sua vida chegará , justiça e honra e terá vida em abundancia.

Dia 22

Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. (Provérbios 22.24-25)

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. 

Dia 23

Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento.  Provérbios 23:12

Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento. Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder. “Não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo. É bom sermos espiritualmente fortes por meio da graça de Deus e não por meio da obediência a regras sobre alimentos. Pois os que obedecem a essas regras não têm sido ajudados por elas.” (Hebreus 13:9)

Dia 24

Meu filho, tema a Deus, o SENHOR, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles, pois num instante elas podem se arruinar. (Provérbios 24.21-22a)

Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. (1 Timóteo 2.1-2)

Dia 25

Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa, caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo e você jamais perderá sua má reputação. Provérbios 25:9-10

A maioria das pessoas está familiarizada com FOFOCA, pois já ouviu, espalhou ou foi vítima dela. Jesus nos adverte em Mateus 12:36  “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.” Jesus chama a tenção para a atitude que no dia de juízo esta pessoa haverá de prestar conta... e em  Provérbios ensina que o hábito de fofocar faz com que a pessoa adquira má reputação no seu dia a dia. A má reputação leva a pessoa a sofrer  o desprezo e provará da solidão.  Mas “A palavra certa dita na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.” Provérbios 25:11

Dia 26

Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando. (Provérbios 26.17)

Pegar as orelhas de um cachorro.  Se o cachorro vai passando significa que não é conhecido, logo quem o segura  pode ser mordido  e terá ferimentos, causando dores e tempo para o tratamento. Entrar em discussões alheias é tomar partido por uma das pessoas em questão o que poderá causar inimizade com uma delas também. É Bom não entrar na discussão, o melhor a fazer é orar por essas pessoas. “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.” (Tiago 5:16b)

Dia 27

Esforce-se para saber bem como suas ovelhas e seu gado estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra. Quando o feno for retirado, surgirem novos brotos e o capim das colinas for colhido, os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo. Haverá fartura de leite de cabra para alimentar você e sua família, e para sustentar as suas servas. 
Provérbios 27:23-27


O FENO é uma mistura de  plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas. usada como forragem para o gado, mediante a desidratação que retira a água mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar. Um produtor rural que consegue fenar todo o excedente de capim produzido na estação própria, além de garantir a alimentação de seu rebanho, pode vender o excesso para terceiros desde que tenha um produto de boa qualidade.  
Observando o texto do Provérbios acima, o produtor deve  guardar uma parte do capim, o FENO, que produziu, em Gênesis 41:34 o Espírito Santo nos ensina a  guardar “UM QUINTO” de tudo que se colhe na época das "vacas gordas", ou seja 20% do que se ganha pode ser guardado. E assim como o produtor rural que fenou o excedente de capim  para alimentar seu rebanho e pode até vender, quem guardou 20% do seu salário pode aproveitar as boas oportunidades que surgirem e fazer bons investimentos para o futuro. 

Dia 28

Quem obedece à lei é filho sábio. Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça. 
Provérbios 28:7a, 14.


Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros. Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre. Salmos 112:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário