Maio


DIA 01

Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Provérbios 1:1,4


Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! Se disserem: "Venha conosco; fiquemos de tocaia para matar alguém, vamos divertir-nos armando emboscada contra quem de nada suspeita!  Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem, pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue. Também esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida; armam emboscadas contra eles mesmos! 
Provérbios 1:10-11,15-16,18


DIA 02

Meu filho,

Se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; Se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido.  - A sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma;- A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão.Provérbios 2:1,4,10,20-21

DIA 03

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:5-8


DIA 04

"Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida. Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.Provérbios 4:4-6         Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.     Provérbios 4:24

DIA 05

Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. 
Provérbios 5:15,18

O ponto de vista de Deus quanto ao sexo no casamento - É traçado um belo paralelo entre beber água da sua cisterna e a satisfação da sede sexual do casal.

"Beba água da sua cisterna" indica que a fonte de prazer do casamento está na sua esposa, e não em outras mulheres.

  "Alegre-se com a esposa da sua juventude" indica que o relacionamento sexual deve proporcionar grande prazer ao casal.  



DIA 06

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!


Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.                                     Provérbios 6:6-8


Quando ainda estávamos com vocês, nós lhe ordenamos isto: "Se alguém não quer trabalhar, também não coma".2 Tessalonicenses 3.10





DIA 07




Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos. Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração.
Diga à sabedoria: "Você é minha irmã", e chame ao entendimento seu parente; eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras.  A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte.
Provérbios 7:1-5,27



DIA 08

Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo. EU, A SABEDORIA, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso. 

Provérbios 8:6,12-13


DIA 09


"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará. Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as conseqüências". Provérbios 9:10-12 
   

DIA 10

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. O salário do justo lhe traz vida. Provérbios 10:4-5,16a 

DIA 11

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11:24-25

DIA 12 

A mulher exemplar é a coroa do seu marido.          Provérbios 12:4a

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. 

Provérbios 31:28-29



DIA 13

A sabedoria está com os que tomam conselho. O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.
Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

Provérbios 13:10,14,20      



DIA 14

Quem zomba de tudo quer ser sábio e não consegue, mas quem tem juízo aprende com facilidade. Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar.Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz.

Provérbios 14.6-8  


DIA 15


A ALEGRIA do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa. Um olhar animador dá ALEGRIA ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos. 
Provérbios 15:13,15,30


Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: "Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas! " Do seu trono nos céus o SENHOR  põe-se a RIR e caçoa deles. Salmos 2:2-4


Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. (Efésios 5:1)


Sorria da má notícia, do dia mal. Alegre-se! Porque Deus cuida de Você. “Como são felizes todos os que nele se refugiam!” (Salmos 2:12)


DIA 16




Com o temor do Senhor o homem evita o mal. Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.
Provérbios 16:6b-7

DIA 17


O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 


Provérbios 17:17


Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar.  O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça. 


Provérbios 17:13,20



DIA 18

Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.Provérbios 18:13 O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.Provérbios 18:21            

DIA 19

Quem obtém sabedoria ama-se a si mesmo; quem acalenta o entendimento prospera. A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Se você parar de ouvir a instrução, meu filho,  irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.Provérbios 19:8,11,20,27

DIA 20

Será que alguém pode dizer que tem a consciência limpa e que já se livrou dos seus pecados?A comida que se consegue desonestamente pode ser muito gostosa, mas depois será como areia na boca. O SENHOR Deus detesta quem usa medidas e pesos desonestos.A riqueza que é ganha facilmente não faz bem à gente. O SENHOR detesta quem usa medidas e pesos desonestos.Provérbios 20.9,17,10,21,23 

DIA 21

Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. 

O caminho do homem é todo perverso e estranho, porém a obra do homem puro é reta.  O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará.

O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra
Provérbios 21:2,8,16,21

DIA 22

Cuidado com más companhias, afaste-se delas!

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. 
Provérbios 22:24-25

Honre seus compromissos, cumpra a sua palavra!

Boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro. 
Provérbios 22:1

DIA 23

Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.Provérbios 23:12

Ø  Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor. Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará.
             Provérbios 23:17-18
Ø  Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.
             Provérbios 23:19-21

DIA 24

Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força! 
Provérbios 24:10

  • Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles; pois destruição é o que planejam no coração, e só falam de violência. Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará. 

    Provérbios 24:1-2,19-20

  • Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo, e fiquei pensando, olhei e aprendi esta lição: "Vou dormir um pouco", você diz. "Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco", mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado. 

    Provérbios 24:30-34

    DIA 25


    A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.Provérbios 25:11  Ø   Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que anéis de ouro ou jóias de ouro puro.
    Provérbios 25:12   Ø  O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.Provérbios 18:21


    DIA 26


           Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda. O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias.      Provérbios 26:20-21

Fofocas, afirmação falsa a respeito dos outros, são lenhas que atiçam o fogo das brigas. Cuidado com estas atitudes! Como fogo se apaga quando não há combustível, a briga termina quando não há fofoca.

DIA 27

Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios. O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe. Provérbios 27:2,21 Ao receber elogios não deixe o coração se envaidecer e encher-se de orgulho, pois o  orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça (Provérbios 16.18). Mas a recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.(Provérbios 22:4)  

DIA 28

Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. Quem teme o SENHOR é feliz. Quem confia no SENHOR terá sucesso.                                     
Provérbios 28:13,14a,25b

“Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas.” (Hebreus 4.13).                                                                                                    

 Muitas vezes pensamos que estamos escondendo algo de Deus, mas é um engano. As pessoas que assim agem vivem uma vida de fracasso, tudo que faz no final dá errado. Por que será que isso acontece? A bíblia nos esclarece “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida” mas também nos instrui a confessar, ou seja nos arrepender, pedir perdão ao SENHOR e deixar de praticar tal ato; e Deus terá misericórdia, e virá com a misericórdia o SUCESSO. Deus Seja Louvado!

DIA 29

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio DOMINA-SE. Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele. 
Provérbios 29:11,20

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 
Gálatas 5:22-23

DIA 30


Se você tem sido bastante tolo para ser orgulhoso e planejar o mal, então pare e pense:
*  bater o leite dá manteiga;
*  pancada no nariz faz sair sangue;
*  provocar a raiva dá briga.
Provérbios 30:32-33

DIA 31

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:10

Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma, é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Provérbios 31:11,23,25-26

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". Provérbios 31:28-29

                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário