Agosto


DIA 01

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência. Para entender os provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.Provérbios 1:1-2,6

 Sabedoria– esta palavra é encontrada repetidamente no livro de provérbios. No antigo testamento ela era usada para descrever habilidade dos artesãos, artistas e conselheiros. No reino espiritual, a pessoa sábia vivia de acordo com os mandamentos de Deus, aplicando o conhecimento de Deus de maneira sábia e bem sucedida.Ensino – sugere que a sabedoria é adquirida com o tempo e mediante disciplina.

 Quem lê os provérbios diariamente, e se esforça para praticar no seu dia-a-dia o que está aprendendo vai adquirir sabedoria para ser  bem sucedido em todos os seus empreendimentos financeiro, social e espiritual.

DIA 02

É o Senhor Quem dá a sabedoria. Da Sua boca vem a compreensão e a verdade. Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração. Ele separou o caminho da sabedoria para os justos;   A sabedoria fará você andar pelo caminho certo, o caminho dos justos. Provérbios 2:6-8,20

Há dois tipos de sabedoria: inferior e superiorA sabedoria inferior é medida por quanto a pessoa sabe, e a superior, pela consciência que ela tem do que não sabe.Sabedoria Superior                                         Sabedoria InferiorTolera                                                            JulgaCompreende                                                   CulpaPerdoa                                                           CondenaTodos são eternos aprendizes                        Cheia de diplomas                A sabedoria superior vem dos céus, é dada  por Deus, o SENHOR.Os dois tipos de sabedoria foram extraídos do livro O Mestre do Amor de Augusto Cury 


DIA 03

Se você seguir essas instruções bem de perto terá uma vida longa e tranquila.
Nunca deixe de ser uma pessoa sincera e bondosa; faça disso uma regra de vida, grave isso em seu coração.
Provérbios 3:2-3

DIA 04

Meu filho, ouça e coloque em prática os meus conselhos; assim, você terá uma vida longa e feliz. Esteja sempre pronto para escutar as minhas instruções. Elas devem estar sempre em sua mente, sempre presentes em seu coração porque delas depende a verdadeira vida e uma saúde perfeita.Provérbios 4:10,20-22

DIA 05

Os seus filhos devem crescer para ajudar você.  
Provérbios 5:17a – BÍBLIA NTLH

                                                     
Qual o valor de ter filhos com mulheres sem honra, mulheres de rua? Para que ter filhos que não serão seus e viverão com pessoas que você nem ao menos conhece? 
Fuja da prostituta! Nem sequer chegue perto da casa dela! 
Provérbios 5:16-17,8 – BíBLIA VIVA

DIA 06

Há seis coisas que o Senhor odeia e uma última, que Ele simplesmente detesta; aqui estão elas:1.   Olhar que demonstra orgulho no coração,2.   Mentira,3.   Violência,4.   Assassinatos,5.   Mente que só pensa em fazer maldade,6.   Mentira planejada para prejudicar alguém,7.   Espalhar o ódio entre irmãos e amigos.Provérbios 6:16-17

DIA 07

MEU FILHO, SIGA os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções.
Obedeça as minhas ordens e você viverá feliz; dê à minha lei o mesmo valor que você dá aos seus olhos. Pense nelas quando for fazer alguma coisa com as mãos; grave-as bem firmemente em sua memória.
Ame a sabedoria como a uma namorada; ame a sabedoria como a uma parente muito chegada. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.
Provérbios 7:1-5

DIA 08

Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem. Por exemplo, respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal. Por isso, eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira.

Eu amo a todos os que me amam; quem me procura sempre me encontra. Eu possuo riquezas, honra e justiça sem fim para distribuir aos homens. Meus caminhos são justos; são caminhos de compreensão e bom senso e quem me ama receberá muitas riquezas. Eu encherei os cofres de quem me segue.

Provérbios 8:12-13,17-18,20-21  –  BÍBLIA VIVA

DIA 09

A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida.Provérbios 9:10  -  BÍBLIA VIVA

DIA 10

Quem fala demais sempre fala o que não deve; o homem sábio e ajuizado consegue controlar suas palavras.
O homem ajuizado não se apressa em dar sua opinião  mas o tolo fala sem pensar e por isso tem muitos problemas e tristezas. As palavras de um homem justo ajudam outras pessoas a viver melhor  mas o homem mau só sabe xingar e ofender.
O homem sábio é especialista em dar bons conselhos.                    
Provérbios 10: 19,14,11,13a

DIA 11

A mulher bondosa e sincera ganha honra para si da mesma forma que os homens ricos usam sua riqueza para conseguir mais riquezas.

Quando você faz o bem a outra pessoa faz bem a si mesmo; quando você faz o mal a alguém está ferindo a si mesmo.

Provérbios 11.16-17  -  BÍBLIA VIVA

DIA 12

Os homens maus estão sempre metidos em problemas por causa de suas próprias palavras mas o justo escapa das dificuldades por falar sempre a verdade.
Quem sempre fala a verdade receberá muitos benefícios por causa disso; quem ajuda outros com as suas mãos receberá favores em troca.
Provérbios 12.13-14  -  BÍBLIA VIVA

DIA 13

Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. (Provérbios 13.24)

Deus disciplina seus filhos, e os pais terrenos são instruídos a fazer o mesmo. Pais amorosos infligem desconforto temporário nos filhos para afastá-los de futuras tragédias que, inevitavelmente, acompanham uma vida sem disciplina. Deus nos disciplina para o nosso próprio bem, para que possamos partilhar de sua santidade e aprender a viver sábia e retamente. Os pais  disciplinam os filhos pelos mesmos motivos. Recusar-se a disciplinar o filho é agir como seu inimigo. O amor é o eixo que equilibra e dá consistência à disciplina. O amor deve ser sempre a maior motivação para a disciplina.

DIA 14

Quem obedece e respeita o Senhor tem uma força especial e um apoio nas horas difíceis; sua família será abençoada e protegida por Deus. Obedecer e respeitar o Senhor dá novas forças para enfrentar a vida e escapar dos perigos da morte.
Provérbios 14.26-27  -  BÍBLIA VIVA

DIA 15

Quem é sábio, ensina grandes verdades de maneira simples e agradável; quem é tolo só sabe ensinar o que não presta. 

O treinamento de uma pessoa sábia é a obediência às ordens do Senhor. Quem se humilha está no caminho certo para ser honrado e respeitado.

Provérbios 15.2,33  -  BÍBLIA VIVA


O Ensino da Bíblia sobre a humildade:
1. Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás  (Salmos 10.17).
2. Os humildes o ouvirão e se alegrarão (Salmos 34.2b).
3. Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria (Provérbios 11.2).
4. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus (1 Coríntios 1.28,29).
5. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a sim mesmo se humilhar será exaltado (Mateus 23.12).

Os benefícios da humildade:
1. A humildade precede a honra (Provérbios 15.33).
2. O Senhor é excelso (sobre-humano), contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe (Salmos 138.6).
3. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5.3).
4. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus (Mateus 18.5).
5. Para conseguir riqueza, respeito dos homens e uma vida feliz, você precisa ser humilde e obediente ao Senhor. (Provérbios 22.4)

CONSTRUIR UM CARÁTER HUMILDE SIGNIFICA:
1. Considerar as pessoas superiores a nós mesmos (Filipenses 2.3).
2. Não tente se auto-promover. Deixe Deus te estabelecer.

DIA 16

Para se apagar o pecado é preciso haver sinceridade e um amor que perdoa; para se evitar 

o pecado é preciso obediência e respeito ao Senhor. Quando a vida de um homem agrada

 ao Senhor, Ele transforma os inimigos desse homem em grandes amigos.

Provérbios 16.6-7  -  BÍBLIA VIVA

DIA 17

Quem vive pensando e dizendo coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça. A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. (Provérbios 17.20,22)A alegria ou tristeza chega na hora que a pessoa pensa em algo; a felicidade é um ato dependente da vontade humana, Sorria! O sorriso é um meio que  Deus nos deu para trocar de marcha e  colocar a alegria no dia-a-dia para curar as enfermidades e o tédio da vida.

DIA 18

O espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará?
Provérbios 18.14 – RA

A esperança e a força de vontade ajudam o homem a vencer dificuldades e doenças mas se não houver esperança e força de vontade o homem perde o interesse na vida.
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10 – RA

DIA 19

O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.

Provérbios 19.23


Os desafios que enfrentamos diariamente  criam um estado elevado de ansiedade, mas se estamos ancorado na palavra de Deus podemos descansar.  A obediência e o respeito ao Senhor produzem uma vida feliz; dão satisfação e segurança ao homem. (Provérbios 19.23 – BÍBLIA VIVA)


DIA 20


Fazer planos sozinho não é bom; peça conselhos a outras pessoas sábias antes de enfrentar qualquer batalha.  Provérbios 20.18




Para tomar decisões sábias, verifique estes princípios escritos pelo pastor evangélico norte-americano chamado Rick Warren. Tente seguir estes SEIS PASSOS:

Passo 1: Ore por orientação (princípio da inspiração). Comece pedindo a Deus que o auxilie a enxergar segundo Sua perspectiva do problema. Intuição geralmente nos leva ao erro. Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria (de Deus) não corre perigo (Provérbios 28.26).



Passo 2: Obtenha fatos (princípio da informação). Não tome decisões desinformado. Antes, descubra o máximo que puder de informações relevantes. Todo homem prudente age com base no conhecimento (Provérbios 13.16). Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento (Provérbios 23.23).



Passo 3: Peça conselhos (princípio da consultoria). Se possível, fale com alguém que já tenha passado pelo mesmo risco. É sábio aprender pela experiência e mais ainda aprender com a experiência de outras pessoas! Não é necessário aprender tudo da maneira mais difícil. Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos (Provérbios 20.18). A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e o seu ouvido aberto para ouvir novas idéias (Provérbios 18.15).



Passo 4: Estabeleça sua meta (princípio da seleção). Certifique-se de compreender a razão e o propósito da decisão que está para tomar. Não persiga dois coelhos ao mesmo tempo. O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra (Provérbios 17.24).



Passo 5: Calcule os custos (princípio da avaliação). Isso se chama risco calculado. Pergunte a si mesmo: (1) Isto é necessário? (2) Quanto vai custar em tempo, energia e dinheiro? (3) Vai valer a pena? É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas consequências depois que se fez os votos (Provérbios 20.25).



Passo 6: Tome a decisão! Vá em frente! (princípio da iniciação). É neste ponto que você deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. Dedique a Deus tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Provérbios 16.3).


DIA 20


Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido.
Provérbios 21.13 – NTLH
Negar ajuda aos pobres cancela as bênçãos de Deus!
Quem se faz de surdo, para não ajudar os pobres que pedem ajuda, também será ignorado quando estiver passando necessidade.
Deus entregou para a igreja a responsabilidade de ajudar a suprimir as necessidades dos pobres. Esta tarefa é do POVO DE DEUS! Deus exige que ajudemos os pobres na medida em que ele nos abençoa.
Se Deus o abençoou com riquezas, distribua PARTE dela, de maneira liberal e generosa,  de acordo com as suas posses. Se você apenas recebe salário, ajude com um valor proporcional ao que você ganha.
Deus ordenou aos israelitas que ajudassem os pobres da sua terra. Se fizessem isso, Ele, o SENHOR, os abençoaria.

“Não dê com tristeza no coração, mas seja generoso com ele; assim o SENHOR, nosso Deus, abençoará tudo o que você planejar e tudo o que fizer.  — Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso eu ordeno que vocês sejam generosos com todos eles.” Deuteronômio 15.10-11

E Jesus disse: 
 “Os pobres sempre os tendes convosco.”, João 12.8a

Você não ajudava os pobres com aquela ideia “não quer trabalhar, é preguiçoso, e mais e mais ideias desse tipo...”  Comece hoje mesmo, ajude os pobres por obediência ao SENHOR, e como Jesus Falou “que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” CREIA!

DIA 22


Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.
Provérbios 22.24,25

“Me diga com quem andas e direi quem tu és” (ditado popular).


As pessoas  que vivem de mau humor, e facilmente se ira, são violentas e briguentas; serão castigadas; se você estiver associadas com elas,  acabará se tornando igual a elas e será castigado da mesma maneira. Selecione seu grupo de amizade de acordo com a palavra de Deus e serás bem recompensado.


DIA 23


Não inveje o sucesso dos pecadores; ame e obedeça o Senhor com toda confiança porque Ele lhe dará um futuro alegre e cheio de paz. Você nunca ficará decepcionado confiando no Senhor!

Provérbios 23.17-18

Ter inveja do sucesso dos ímpios gera  murmuração,  e está escrito em 1 Coríntios 10.10  “Não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.”  A murmuração só atrai a destruição, a pobreza.  Mas a confiança no SENHOR faz com que prosperemos.A verdadeira prosperidade vem de Deus, nasce no interior do homem e alcança o seu exterior. “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua ALMA.” (3 João 1.2)




DIA 24




Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.  Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.  Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força.
Provérbios 24.3-5
A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso; conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.
Para vencer na vida, a sabedoria vale muito mais que a força bruta e o bom senso muito mais que a valentia.





DIA 25



Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe um pouco de água.  Assim, ele ficará arrependido do mal que fez a você; além disso, o Senhor dará a você a recompensa.
Provérbios 25.21-22 – BÍBLIA VIVA


É natural que você não queira obedecer a esta instrução, mas aquele que obedece embora não veja nada no momento, saiba que Deus vê tudo que você faz e a recompensa chegará. Deus te Ilumine! 




DIA 26




Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba.
Provérbios 26.20
Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.

DIA 27




Não fique orgulhoso das coisas que vai conseguir no futuro porque você não sabe o que vai acontecer amanhã. Não faça elogios a si mesmo; deixe isso por conta de outras pessoas.
Provérbios 27.1-2




DIA 28



Quem obedece ao Senhor de todo o coração será salvo das dificuldades da vida, mas quem se afasta dos caminhos de Deus será derrubado pelos problemas. Quem confia em si mesmo é um louco! Sábio é quem confia no Senhor; esse será salvo de todas as dificuldades.
Provérbios 27.18,26


DIA 29


Quando não se pode contar ao povo os mandamentos de Deus, a sociedade vai de mal a pior; quando o povo obedece a lei de Deus, o país progride e vive feliz.  

Provérbios 29.18

Quando o governo é formado de homens justos e honestos o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos o povo chora de tristeza. Um governo  justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o governo que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo sua nação.  Um governo  que não despreza os pobres para dar vantagens aos ricos ficará muito tempo no trono. 

Provérbios 29.2,4,14 – Bíblia VIVA


DIA 30

Há quatro coisas que nunca ficam satisfeitas, como a sanguessuga que nunca se farta do sangue humano. Essas quatro coisas são:

  1. O inferno, sempre querendo mais almas;

  2. a mãe que ainda não teve filhos;

  3. a terra seca do deserto; sempre querendo mais chuva;

  4. o fogo, sempre querendo algo mais para queimar.

 Provérbios 30.15-16 - Bíblia VIVA

“A sanguessuga tem duas filhas, e as duas se chamam: Me dá! Me dá!”

A ambição, simbolizada pela “sanguessuga”, é o tema destes versículos. A ambição é fruto de um coração ganancioso, de uma sociedade materialista que exige que estejamos sempre prontos a adquirir mais e mais, não importando a forma. Para livrar o coração da cobiça apresento aqui, QUATRO passos:

1. Arrependa-se de ter um coração descontente (Filipenses 4.11-12);

2. Firme seu coração nas coisas eternas (1 João 2.15-17);

3. Confie que Deus manterá as promessas (Filipenses 4.19 );

4. Submeta-se aos planos de Deus para a sua vida (2 Corintios 9.8-10)

DIA 31

Mulher virtuosa, quem a achará?

O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.  Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

        Provérbios 31.10-12

A mulher virtuosa é digna de confiança e jamais deve fazer algo que desonre o nome do marido. “Todos os dias da sua vida” indica seu compromisso “eterno” com o marido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário