Novembro

DIA 01

Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.   Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.  

Provérbios 1.5-7,23

O homem sábio que ouvir com atenção estas palavras se tornará ainda mais sábio; o homem experiente será capaz de entender e resolver problemas complicados.  Mas como é que um homem se torna sábio? Em primeiro lugar, respeitando e obedecendo ao Senhor. Somente os tolos se recusam a ser ensinados e desprezam a sabedoria.
Ouçam o que digo pois quero corrigir seus erros! Derramarei o Meu espírito sobre vocês e lhes mostrarei Meu plano para suas vidas. Vejam que diferença! Quem Me ouve e obedece vive em paz e segurança, sem ter medo do mal.

DIA 02

Se você pedir inteligência e compreensão a Deus se procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou uma grande fortuna em dinheiro  você certamente vai encontrar. Saberá enfim o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus.
É o Senhor Quem dá a sabedoria. Da Sua boca vem a compreensão e a verdade. Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração.
Provérbios 2.3-7

DIA 03

Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor.  Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.Provérbios 3.9-10

Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha.   Ele lhe dará trigo e cevada para encher completamente os seus celeiros; fará os seus tanques de espremer uvas transbordarem de tanto vinho!

DIA 04

Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras.  Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as.  Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.
Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.
Provérbios 4.20-22,26

Meu filho, ouça com atenção os meus conselhos! Esteja sempre pronto para escutar as minhas instruções.  Elas devem estar sempre em sua mente, sempre presentes em seu coração  porque delas depende a verdadeira vida e uma saúde perfeita. Pense bem antes de dar qualquer passo e andará sempre pelo caminho do bem.

DIA 05

Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento.
Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte.  Essa mulher não anda na estrada da vida; ela caminha sem rumo, mas não sabe disso.
Provérbios 5.3-6

Saiba que as prostitutas usam palavras doces e suaves para atrair os jovens. Mas, depois de tudo, o que sobra para você é a vergonha amarga e uma consciência pesada, que fere como uma espada aguda e bem afiada.
Quem anda atrás de prostitutas caminha diretamente para o inferno. Isso é natural porque ela não conhece o caminho da vida e anda por caminhos tortos sem saber. Por isso, meu filho, ouça-me com atenção e não despreze os meus conselhos!
Fuja da prostituta! Nem sequer chegue perto da casa dela!

DIA 06

Filho, você é fiador de alguém?  Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.Provérbios 6.1-5 

MEU FILHO, SE você se ofereceu para pagar dívidas de algum amigo novo ou pessoa estranha, agora está preso pelas suas próprias palavras; caiu numa armadilha perigosa.Faça todo o possível para sair dela bem depressa, porque você está preso ao seu amigo pelo compromisso que assumiu. Procure esse amigo e insista com ele, pedindo para ficar livre do trato que fizeram. Não se incomode nem pense que isso vai ser uma vergonha.Não deixe nem mais um dia passar sem fazer isso; não vá dormir antes de conseguir escapar desse perigo.  Se você conseguir escapar, se salvará como a gazela que escapa do caçador, como, um pássaro que foge do alçapão.

DIA 07

Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos.
Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos.  Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração.
Trate a SABEDORIA como sua irmã e o ENTENDIMENTO, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.
Provérbios 7.1-5

MEU FILHO, SIGA os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções.  Obedeça as minhas ordens e você viverá feliz; dê à minha lei o mesmo valor que você dá aos seus olhos.  Pense nelas quando for fazer alguma coisa com as mãos; grave-as bem firmemente em sua memória. 
Ame a sabedoria como a uma namorada; ame a sabedoria como a uma parente muito chegada. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.

DIA 08

Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem.
Por exemplo, respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal. Por isso, eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira. O bom senso e a verdadeira compreensão da vida me pertencem.
Provérbios 8.12-14

DIA 09

Se você tentar corrigir uma pessoa perversa e debochada, acabará sendo ofendido e odiado. Se você tenta corrigir uma pessoa assim estará prejudicando a si mesmo.  Por isso, deixe essas pessoas de lado, não se meta com elas!Corrija e ensine a pessoa sensata e ela ficará melhor e mais sábia. Ensine o justo e ele será ainda mais honesto e sincero.Provérbios 9.7-9

DIA 10

O homem sábio aceita com alegria as instruções que recebe mas quem se apressa a dizer "Isso eu já sei!" acaba arruinando sua própria vida.  Quem aceita conselhos e instruções está andando no caminho da vida mas quem recusa a correção está perdido.
O homem sábio se alegra em conseguir mais sabedoria.
Provérbios 10.8,17,23b

DIA 11

Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Quem está resolvido a agir direito viverá, e quem insiste em fazer o mal morrerá. Provérbios 11.17,19 

Quando você faz o bem a outra pessoa faz bem a si mesmo; quando você faz o mal a alguém está ferindo a si mesmo. Duas coisas são absolutamente certas: quem pratica a justiça anda pelo caminho da vida e quem pratica a maldade caminha direto para a morte. 

DIA 12

Os maus são apanhados na armadilha das suas próprias palavras, mas os homens direitos conseguem sair das dificuldades. Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer.Provérbios 12.13-14

Os homens maus estão sempre metidos em problemas por causa de suas próprias palavras, mas o justo escapa das dificuldades por falar sempre a verdade. Quem sempre fala a verdade receberá muitos benefícios por causa disso; quem ajuda outros com as suas mãos receberá favores em troca.
 

DIA 13

A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida.  Como é bom conseguir o que a gente deseja! Os que não têm juízo não querem abandonar o mal.
Provérbios 13.12,19
Um sonho que nunca se torna realidade acaba enchendo o coração de tristeza mas quando nossos planos se cumprem à vida ganha maior alegria e significado.  Os planos que se realizam trazem grande alegria ao coração. Por isso, os perversos nunca querem deixar de lado seus planos malvados.

DIA 14

Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar. Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.
Provérbios 14.16-17
O homem sábio cuida bem de sua vida e foge do perigo; o tolo confia em suas próprias forças e acaba se dando mal. Quem perde a cabeça num instante acaba cometendo erros muito graves; que guarda a raiva e planeja vingança acaba sendo odiado pelos outros.

DIA 15

Quem teme o SENHOR está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado.
Provérbios 15.33

O treinamento de uma pessoa sábia é a obediência às ordens do Senhor. Quem se humilha está no caminho certo para ser honrado e respeitado.
O que é humilde: Que é bom de coração.
Significado de Humilde
1. Que possui ou demonstra humildade; que é recatado, comedido ou modesto; que não é pretensioso;
2. Que é capaz de assumir as próprias falhas e erros;
3. Educado, obediente ou reverente; 
4. Designação de pessoa modesta e servil;

DIA 16

Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o SENHOR escapa do mal.Provérbios 16.6 

Para se apagar o pecado é preciso haver sinceridade e um amor que perdoa; para se evitar o pecado é preciso obediência e respeito ao Senhor.


DIA 17


Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.  Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.                        Provérbios 17.27-28

O homem que sabe ficar calado e manter a calma é sábio. Até o tolo passa por sábio quando apenas escuta em vez de dar suas próprias opiniões.



DIA 18


O nome do SENHOR é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.Provérbios 18.10 

O Senhor é uma fortaleza segura; nEle os justos encontrarão proteção e segurança.


DIA 19


Ser bondoso com os pobres é emprestar ao SENHOR, e ele nos devolve o bem que fazemos.Provérbios 19.17 

Quem ajuda os pobres, empresta a Deus e Ele pagará o empréstimo: com juros.“É preciso que empreste ao pobre, e que, ao emprestar, não fique reclamando por isso! Pois o SENHOR dará sucesso a você no serviço e em tudo quanto programar, em atenção àquela beneficência!”  Deuteronômio 15.10 – Bíblia VIVA



DIA 20

O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais.Provérbios 20.19 

Não conte os seus segredos a quem vive falando da vida alheia, senão todo mundo ficará conhecendo a sua vida.



DIA 21

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.Provérbios 21.20 

O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe.

DIA 22

Ouça com atenção as palavras dos sábios, escute bem os meus bons conselhos porque vale a pena SABER tudo isso DE COR E APLICAR a verdade A SUA VIDA: Provérbios 22. 17-18
  • ·         Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto. Provérbios 22. 6
  • ·         Não se torne amigo do homem violento e brigão senão você acabará se tornando igual a ele e será castigado da mesma maneira. Provérbios 22. 24-25

DIA 23

Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos. Provérbios 23.20-21


Não se meta com pessoas que só pensam em comer e, beber. Eles esbanjam seu dinheiro nas farras e acabam na pobreza; bebem demais, caem no sono, não trabalham; e acabam a vida como mendigos.

DIA 24

Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua, assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança.Provérbios 24.13-14

O homem que encontra a sabedoria e descobre a verdade é um homem feliz!A sabedoria produz muito mais benefícios do que o ouro ou a prata mais finos.  Ela vale mais do que pedras preciosas; não existe nada neste mundo que valha tanto quanto ela. Veja o que ela oferece ao homem!  Uma vida longa e tranquila, riquezas e honras

DIA 25

Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o SENHOR Deus RECOMPENSARÁ VOCÊ.Provérbios 25.21-22 

LEI DO REINO DO CÉU[Disse Jesus:] Amem os seus inimigos. FAÇAM O BEM àqueles que odeiam vocês. Orem pela felicidade daqueles que maldizem vocês; peçam a bênção de Deus sobre aqueles que prejudicam vocês.Lucas 6.27-28


DIA 26


O PREGUIÇOSO inventa as desculpas mais idiotas para não ir trabalhar; "pode haver um leão faminto nas ruas", diz ele. Por isso, ele fica virando de um lado para o outro na cama, como uma porta que abre e fecha sem parar.Ele está sempre tão cansado que tem até preguiça de comer. Apesar de todos esses defeitos, ele se considera o homem mais sábio e inteligente deste mundo.Provérbios 26.13-16

Quem é preguiçoso e dorminhoco acabará passando fome. Provérbios 19.15a alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança.  Provérbios 13.4a.

DIA 27

O ódio é cruel e destruidor, mas A INVEJA É PIOR ainda.
Provérbios 27.4

Um espírito manso e tranqüilo prolonga a vida, mas a INVEJA acaba destruindo a saúde do homem. Provérbios 14.30
Não inveje!!!  Ame e obedeça o SENHOR com toda confiança. 


DIA 28

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.Provérbios 28.13

Quem procura esconder seus pecados será SEMPRE um fracasso, não terá sucesso na vida. Mas Deus tem misericórdia de quem confessa e abandona seus pecados, ele o perdoa e lhe abençoa. 

DIA 29

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz.Provérbios 29.1

Quando não se pode contar ao povo os mandamentos de Deus, a sociedade vai de mal a pior; quando o povo obedece a lei de Deus, o país progride e vive feliz.

DIA 30

Existem quatro criaturas que andam com passo firme e confiante:1.     Leão, rei dos animais, que nunca deixa de conseguir o que                 quer2.     Pavão, que vive exibindo sua beleza,
3.     Cabrito, que tem o passo firme e nunca tropeça, e
4.     Rei que venceu todos os seus inimigos.Provérbios 30.29-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário